sexta-feira, 25 de março de 2005

Abuelita


Hoje já posso falar sobre o "problema de saúde na família" do post passado. É a minha avó, a única que restou dos 04, dos quais pude conhecer bem a todos. Aí que dá um ruim imaginar que ela poderia passar desta para outra numa questão de horas... aquela coisa, sentiu dores na barriga de madrugada, esperou amanhecer para pedir ao meu tio que a levasse ao hospital, internaram e fizeram mil exames. No dia seguinte retiraram a vesícula. Deveria ter sido uma operação simples, porém demorou mais que o esperado, encontraram aderências nos tecidos (e isso não é nadinha bom), estava na UTI naquela noite em que escrevi.
O médico alertou que se ela tivesse febre, poderia desenvolver um quadro de septicemia em duas horas e... a essa hora estaria tomando chá com amigas do passado em alguma dimensão por aí, e nós estaríamos por aqui, bem tristonhos. Quis o universo que não fosse assim, então minha prima e eu nos revezamos nas noites como acompanhantes e as tias no revezamento 4x4 diário. E ela melhorou.
Até pensamos que vamos ter que ser muito cuidadosas ao contar para o agente dela que de agora em diante, nada mais de editoriais de biquíni; só com maiô ou com saídas de praia; aí ela dá corda para a conversa e pronto, não dormimos à noite, só falamos abobrinhas e bobagens. Esse senso de humor dela vale cada segundo de conversa...
Então foi isso: apesar de muito trabalho, tive uma semana bem hospitalar, pouco sono mas muita riqueza de conhecimentos sobre minha família, histórias do passado dela, causos, nascimento e mais tarde namoro e filhos na Argentina - é, eu sei, eu sei... a gente não deve falar que tem sangue argentino, mas... ;o)- escola e educação na Bélgica, a vida em várias fazendas no Rio, São Paulo e Paraná, enfim, tudo que uma vida que é muito cheia de guinadas há 80 anos consegue acumular.
Apesar de ainda ter pela frente pelo menos mais 4 dias de hospital, acredito que ela decidiu que ainda não é a hora de ir, então vai se aguentar firme para ter alta logo. Bom para todos...

Maestro, qual é a música?
The Green Leaves of Summer - The Brothers Four - The Brothers Four Greatest Hits
Video

A time to be reapin'a time to be sowin'
The green leaves of summer are calling me home
It was good to be young then in the season of plenty
When the catfish were jumpin' as high as the sky

A time to be livin', a time to be laughin'
A time to be dreamin' a dream of your own
Was so good to be young then to be close to the earth
Now the green leaves of summer are calling me home

(A time to be reapin', a time to be sowin')
(The green leaves of summer are callin' me home)

It was good to be young then with the sweet smell of of apples
And the owl in the pine tree a-winkin' his eye
(A time just for plantin', a time just for plowin')
(A time just for livin', a place for to die)

T'was so good to be young then to be learning to pray
And to thank the great maker each trouble free day

Nenhum comentário: